top of page
Danila Bustamante 'Challenges of Indigenous Candidates' 02.JPG

©️Danila Bustamante 

Sobre

Amazônia no Antropoceno: reportando o presente e discutindo o futuro da floresta

Formação sobre temas fundamentais para entender a Amazônia de hoje, o seu passado e os seus futuros possíveis. As discussões que compõem a formação estão divididas em cinco módulos, que aconteceram em diferentes universidades da Amazônia (Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Acre e Universidade Federal do Amazonas), além de um módulo especial. Cada módulo, realizado em cinco diferentes cidades, discute tópicos fundamentais para a região em que aconteceu, com ênfase nas crises socioambientais e em suas possíveis soluções.

 

Módulo 1 - UFPA em  Belém - Narrativas de desenvolvimento impostas na Amazônia

Módulo 2 - UFOPA em  Santarém - Mineração na Amazônia

Módulo 3 - UFPA em  Altamira - Energia e Infraestrutura na Amazônia

Módulo 4 - UFAC em Rio Branco - Áreas protegidas na Amazônia

Módulo 5 - UFAM em Manaus - Vozes da Amazônia

Módulo Especial - UFAM - Mercados ilegais e violências na Amazônia: histórias de garimpos, grilagens, tráficos e desmatamentos

 

Toda esta formação aprofundada sobre as urgências da floresta amazônica aborda a região a partir dos conhecimentos da sua população: pesquisadores/as, professores/as, profissionais e lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas, com o intuito de qualificar a discussão para as próximas gerações de profissionais, jornalistas, pesquisadores/as e comunicadores/as da Amazônia, em conexão com as suas necessidades, propondo ferramentas de cidadania que podemos utilizar para buscar soluções.

 

Conforme ressalta a coordenadora da iniciativa pelo Pulitzer Center, Dra. Maria Rosa Darrigo, “a permanência da Amazônia como floresta úmida e mantenedora do clima não está segura neste momento porque nós estamos alterando demasiadamente a floresta. E com a ‘alteração,’ falamos de aumento do desmatamento, aumento dos focos de calor, degradação florestal, ainda associados com aumento de violência e piora na qualidade de vida das populações locais. Isso nos mostra que estamos acabando com a floresta e sem gerar ganho social algum, quando o total oposto deveria ocorrer. A partir dessas reflexões, nós pensamos neste curso em parceria com algumas das principais universidades brasileiras, para refletirmos dentro do ambiente universitário sobre todos esses problemas ambientais e quais são as ferramentas que temos para lidar com eles e propor caminhos em conjunto”.

 

Para o professor de antropologia e coordenador do CoLAR - Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política, da UFAM, Dr. Thiago Mota Cardoso, a parceria das universidades federais com o Pulitzer Center fortalece a formação dos estudantes, “tanto para pensar a Amazônia numa perspectiva crítica como construtiva, a iniciativa de envolver projetos de pesquisa, iniciativas acadêmicas e personalidades da pesquisa, do jornalismo e de povos indígenas em conexão com a arte de reportar e narrar crises, acaba por incentivar o agir para contar histórias relevantes sobre os tempos sombrios que vivemos”.

 

Além dos cursos realizados nas universidades, apresentamos também o Café Regional, baseado nos módulos e temas discutidos nos cursos e realizado em parceria com a FASE. Apresentamos também os projetos escolhidos para serem apoiados pelo Fundo Semear, que têm a finalidade de trazer inovações em processos educativos nos temas socioambientais.

 

Sobre o Pulitzer Center

Fundado em 2006, o Pulitzer Center busca o fortalecimento do jornalismo e de sua força como transformador da realidade ao redor do mundo por meio do patrocínio de iniciativas jornalísticas e educacionais, parcerias com entidades e instituições públicas e divulgação do conhecimento produzido em diferentes locais do planeta. O curso “Amazônia no Antropoceno” é um dos resultados desta missão.

quilombo-3-1 copy.jpeg

Objetivo

Gerar discussão de alto nível com estudantes universitários sobre os problemas sociais, ambientais e climáticos a partir das vivências e experiências dos povos que vivem na Amazônia, construindo possibilidades e respostas para as diferentes crises pelas quais a floresta passa, escutando e aprendendo com conhecimentos de diferentes fontes. Para isso, contamos com pesquisadores, jornalistas, profissionais e lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Enfocamos em mecanismos para facilitar e fortalecer a busca por soluções, considerando tanto o conhecimento científico quanto o dos povos da floresta.

©️ Pulitzer Center

locais.png

AMEAÇAS À AMAZÔNIA

VOZES DA AMAZÔNIA E
PENSAMENTOS AMAZÔNICOS

Quem somos

Pulitzer Center
Flora Pereira - Diretora de Engajamento
Maria Rosa Darrigo  - Gerente de Programas na América Latina e Coordenadora Geral do curso 
Carlos Calenti - Apoio na produção das atividades 


Modulo 1 - Belém
Marcela Vecchione (UFPA - Coordenadora Módulo 1)

Fábio Zuker (jornalista convidado -  bolsista Pulitzer Center)

Módulo 2 - Santarém
Myriam Sá Leitão (UFOPA - Coordenadora Módulo 2)

Hyury Potter (jornalista convidado -  bolsista Pulitzer Center)

Módulo 3 - Altamira
José Herrera (UFPA - Coordenador Módulo 3)

Fernanda Wenzel (jornalista convidada -  bolsista Pulitzer Center)

Módulo 4 - Rio Branco
Marcos Matos (UFAC - Coordenador Módulo 3)

Leandro Rosa (UFAC - Coordenador Módulo 3)

Bruna Lima (Comitê Chico Mendes - implementadora Módulo 3)

Thiago Mendonça (jornalista convidado -  bolsista Pulitzer Center)

Módulo 5 - Manaus
Thiago Mota Cardoso (UFAM - Coordenador Módulo 5)

Flora Pereira (Pulitzer Center e Jornalista convidada)

Módulo Especial - Manaus
Fábio Candotti (UFAM - coordenador Módulo Especial)

Hyury Potter (jornalista convidado -  bolsista Pulitzer Center)

Bram Ebus (jornalista convidado -  bolsista Pulitzer Center)

Rosiene Carvalho (jornalista convidada -  bolsista Pulitzer Center)

Parcerias

LEDTAM.jpeg
Adufac4.jpeg
LABPEXCA.png
Lab_Colar.jpg
logo_Reexisterra.jpg
Logo_NPDAFRO.jpg
Logo Naea.png
logo sem fundo 1.png
Logo_marina1.jpg
bottom of page